a gen Z tem saudades do que nunca viveu

E o único jornal que você irá ler hoje

Ladies and gentlemen, sejam bem-vindos ao POV by Vinci. 🤓

A collab dos inteligentões… Na última sexta-feira, tivemos uma collab da Vinci com o the news (ou dênius para os mais intímos), onde falamos sobre a onda de ser infantil que está na moda com Bobbie Goods, Labubus e até chupetas para adultos.

Você faz parte desse grupo?

Na edição de hoje:

🤓 A gen Z tem saudades do que nunca viveu

👀 O único jornal que você irá ler hoje

🧠 A verdadeira vida feliz

MARCAS SEXYS E RICAS

A gen Z tem saudades do que nunca viveu

Essa é a geração Z… Com um estilo mais vintage nas roupas, a busca por câmeras digitais e videogames antigos, a volta dos fones de ouvido com fio e dos iPods, e o desejo incessante em misturar o clássico com o contemporâneo, esse tem sido o comportamento dessa geração.

Mas é claro que existe uma explicação. Esse artigo da GWI afirma que 37% da geração Z sente nostalgia da década de 90, ou seja, de uma época em que eles ainda eram crianças ou nem tinham nascido ainda. A lógica é simples: eles sentem que essa era uma época mais simple, com menos preocupações e mais diversão.

Analisando de forma mais profunda, parece que a geração Z tenta criar um futuro com menos ansiedade ao fazer da nostalgia um atalho psicológico para a esperança. Ou seja, eles acreditam que se já houve um tempo em que as coisas eram mais leves e simples, é possível que isso exista novamente.

Qual o efeito desse comportamento ? O mesmo estudo da GWI mostrou que 54% da Gen Z gostam de roupas vintage, e o mercado de revenda de luxo cresce 10 a 15% ao ano impulsionado por eles em 2023. Já esse outro estudo diz que 43% dos jovens da Gen Z imprimem fotos digitais regularmente. Isso sem falar da volta de clássicos do cinema como Maverick, Lilo e Stich, Karate Kid e Duna, por exemplo, além do sucesso de filmes e séries ambientadas nessa época como Stranger Things.

E é claro que as marcas também estão surfando essa onda como Aime Leon Dore, Nude Project, Chamberlain Coffee, Rowing Blazers, que abusam da nostalgia em seus produtos, coleções ou campanhas para gerar uma forte conexão com a geração Z.

O que sua marca deveria fazer para aproveitar dessa tendência?

  • Não copie o passado, reinterprete-o. As marcas sabem traduzir as tendências do passado e misturá-las com o contemporâneo.

  • Aposte na nostalgia emocional. Você pode aproveitar elementos e temáticas das décadas passadas em suas campanhas e produtos.

  • Use o storytelling para se conectar. Aproveite as narrativas dessas épocas para criar pontes entre as diferentes gerações.

Fato é que a geração Z está ficando velhinha e é protagonista de uma das maiores rupturas no mundo dos negócios. Se você quer surfar dessa onda e fazer dela a melhor oportunidade para o seu negócio, faça a sua aplicação e conheça as soluções da Vinci para fazer da sua marca uma das mais sexys e ricas dessa geração.

CASES MARKETING RENAISSANCE

O único jornal que você irá ler hoje

Ele dispensa apresentações… Já que falamos sobre a collab com o dênius no começo dessa edição, nada melhor do que explicamos como o the news se tornou o maior jornal do país.

Faz menos de 5 anos que, todos os dias às 06h06 da manhã, mais de 2 milhões de pessoas recebem notícias de um jeito totalmente diferente do tradicional: com humor, leveza e personalidade.

Inspirado no portal Morning Brew, o the news utilizou dessas três estratégias e saiu de 200 para mais de 2 milhões de leituras ativos (inclusive eu que vos escrevo):

  1. Ele possui um forte posicionamento

Com a promessa de “te deixar mais inteligente em apenas 5 minutos”, a marca se posiciona como um verdadeiro curador de conteúdo e imparcial - e não apenas um jornal convencional com dezenas de páginas e viés político exacerbado em suas matérias (inclusive, o Hernane Jr., fundador e CEO do the news compartilhou esse resultado no LinkedIn).

  1. Ele abusou da estratégica boca-a-boca link-a-link

Com um robusto programa de indicação, o the news escalou seu crescimento ao trocar inscritos em sua newsletter por itens impossíveis de serem comprados, apenas conquistados, o que faz da icônica caneca alérgica a café ser visto como um troféu.

  1. Ele transformou a audiência em tribos

Nem é preciso dizer o quanto o the news foi genial ao transformar os comportamentos e interesses de sua audiência em canais segmentados por temas como os meus preferidos the bizness (sobre negócios) e the champs (sobre esportes). O resultado? Mais relevância para o leitor, mais assertividade para os anunciantes e um senso absurdo de comunidade.

O the news é a prova que você não precisa inovar para se destacar, basta fazer o básico bem feito com uma nova roupagem, que conversa com a sua audiência, para se tornar uma das marcas mais sexys e ricas dessa geração. E se você quer fazer o mesmo com a sua marca, faça sua aplicação e conheça as soluções da Vinci para o seu negócio.

GÊNIOS COMUNS

A verdadeira vida feliz

Você sabe quem foi Sêneca? Ele é um dos filósofos mais importantes da história e um dos expoentes do estoicismo. Ele viveu aproximadamente de 4 a.C. a 65 d.C e era conhecido como um dos principais intelectuais da Roma Antiga, além de ter ocupado o cargo de conselheiro e tutor do Imperador Nero.

Ao ler um de seus livros, me deparei com a seguinte frase: “a verdadeira felicidade é aproveitar o presente, sem dependência ansiosa sobre o futuro”. Essa frase represente o modelo que pessoas geniais como Fernando Pessoa, Steve Jobs, Simone de Beauvoir, Marco Aurélio e Albert Einstein adotaram para suas vidas.

E a ciência comprova os benefícios ao viver o presente de forma intencional.

Esse estudo da Universidade de Oslo mostrou que a atenção plena é um fator que protege contra o estresse do dia a dia e que aumenta o bem-estar de vida, ou seja, viver o presente seria como um escudo psicológico.

esse estudo mais recente da Universidade de Dezhou identificou que, ao diminuir a ruminação (que são pensamentos negativos e repetitivos) e aumentar o estado presente, os pacientes tiveram maiores níveis de satisfação de vida e bem-estar psicológico.

Portanto, senhores e senhoras, o segredo para ser verdadeiramente feliz não são os dígitos na sua conta bancária ou o número de seguidores nas redes sociais, mas o simples ato de viver intensamente o único tempo que temos o controle nas mãos: o agora.

O que achou da edição dessa semana?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Nos vemos na próxima semana 🤓

A POV by Vinci é uma newsletter enviada semanalmente às terças-feiras, sempre às 7h da manhã, de forma gratuita, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Lembre-se de favoritar as nossas edições e também adicionar nosso contato em sua lista, assim, você garante que sempre receberá a POV by Vinci na sua caixa de entrada.