- POV by Vinci
- Posts
- A habilidade mais importante do século.
A habilidade mais importante do século.
E que será cada vez mais importante e escassa na sociedade.
Ladies and Gentlemen, sejam bem-vindos à Vinci News.
Uma das habilidade mais importante da nossa espécie está em extinção. Aquela que nos permitiu avançar como nenhuma outra, desaparecendo sob nossos olhos. Nessa edição, eu quero te conscientizar desse fato e te ajudar a proteger essa competência antes que seja tarde.
A habilidade mais importante do século
Escrever é o ato prático de pensar, portanto para escrever bem, é preciso ter um pensamento claro. “Quem pensa e não escreve, pensa que pensa”, disse Leslie Lamport.
Nosso cérebro é brilhante para gerar ideias, mas péssimo em organizá-las. Enquanto a mente salta entre conceitos, lembranças e conexões, o papel exige ordem. Ao escrever, você é forçado a selecionar as palavras certas, criar uma lógica coerente e apresentar uma linha de raciocínio que faça sentido para o outro.
Por que isso é tão importante?
Pensar claramente é difícil. Como destacou o investidor Paul Graham, escrever bem exige pensar com clareza, e clareza exige esforço mental. É um processo que leva tempo e envolve tentativas, erros e revisões. Mas se você não consegue pensar de forma clara, não conseguirá tomar as melhores decisões, desenhar boas estratégias, se comunicar de forma efetiva com seu time, com seu público. Enfim, sua performance como um todo, será pior do que poderia.
Desacelerar para raciocinar. Em uma era de distrações constantes — em que não conseguimos pegar um elevador sem abrir o celular —, escrever é um contraponto à sobrecarga digital. É uma pausa estratégica para treinar a mente, e sim isso gasta muita energia.
Consumir conteúdo é fácil e viciante, produzir conteúdo exige esforço, e seu cérebro é mais preguiçoso do que seu corpo. Por isso, grande parte das pessoas estão recorrendo a pílula da escrita, o ChatGPT e, com isso, atrofiando os músculos da sabedoria.
🤯 Segundo Paul Graham, em uma ou duas décadas o mundo será dividido entre aqueles que conseguem escrever e aqueles que não conseguem. Ou seja, entre quem é capaz de pensar claramente e quem não.
De que lado você estará?
Se você quer pegar a difícil rota de um cérebro forte, isso aqui pode te ajudar 👇🏻
🧠 Repertório, Ferramentas e Hábito
Para escrever melhor, você precisa investir em três pilares:
Consumo de Conteúdo Relevante
Boas saídas (outputs) dependem de boas entradas (inputs). Amplie seu repertório lendo não apenas sobre negócios, mas também os grandes clássicos da literatura, da filosofia, artigos científicos e bons conteúdos contemporâneos.
Ferramentas Adequadas
Caneta e papel têm seu charme, mas, ao documentar processos e estratégias, ferramentas como o Notion transformam a gestão do conhecimento. Elas facilitam a organização, a colaboração e a busca por informações, permitindo que você mantenha seu “segundo cérebro” sempre atualizado seja para você como indivíduo ou para a gestão de conhecimento da empresa.
Reuniões escritas
Um excelente processo que você pode estabelecer no seu negócio, time, ou rotina é de escrever as reuniões antes de realizá-las. Essa metodologia usada na Amazon e também no G4 Educação, Boca Rosa e Vinci, obriga os participantes da reunião a escreverem os principais acontecimentos da semana, a analisarem suas ações e levarem para discussão apenas o necessário. Além de você tornar as reuniões mais objetivas, vai garantir que você e seu time reflitam, estruturem e escrevam.
Vá além
Estabeleça metas, horários e compromissos públicos para escrever. Comece por tópicos que você ama, compartilhe o que produz e meça os resultados. O progresso acontece quando a escrita deixa de ser esporádica e passa a ser parte do seu dia a dia.
Vinci Highlights
Veja o que mais nos chamou a atenção nessa semana.

😔 A Geração Zero amigos: A Geração Z é a que mais se sente sozinha na história , tem saudade do que nunca viveu, deseja um mundo pré-redes sociais e busca desesperadamente uma comunidade. Vou falar disso mais profundamente em breve, mas esses fatos me fazem prever uma grande transformação para marcas.

🔮 Quem quer comprar um guru? Estou refletindo sobre o que está acontecendo atualmente em grandes empresas de tecnologia (demissões em massa, “recessão de colarinho branco”, desemprego de longa duração) e acredito que é um prenúncio do que acontecerá com os mentores e gurus. Vi um observador atento do Vale do Silício explicar a atual onda de desempregados no setor de tecnologia de forma simples: “essas empresas contrataram muitas pessoas de que não precisavam”. Isso me fez pensar: será que precisamos da quantidade de coaches que temos hoje?
💵 Money money money. Elon Musk é a primeira pessoa a alcançar um patrimônio líquido superior a US$ 400 bilhões, graças ao sucesso de um acordo envolvendo a SpaceX. Aliás, Musk é um excelente exemplo de empresário que tem o hábito de documentar suas visões e projetos, assim como fez com os Master Plans da Tesla, que foram essenciais para moldar suas empresas.
Nos vemos na próxima semana 🤓
A Vinci News é uma newsletter enviada semanalmente e gratuitamente, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Nós sempre vamos enviar neste e-mail, porém você também pode receber a edição no grupo exclusivo do WhatsApp clicando aqui.