a nova era das trevas

A Zara e o novo padrão do mercado de moda

Ladies and gentlemen, sejam bem-vindos ao POV by Vinci. 🤓

Na edição de hoje:

🤓 A nova era das trevas

👀 A Zara e o novo padrão do mercado de moda

🧠 A genialidade por trás dos hobbies

MARCAS SEXYS E RICAS

A nova era das trevas

Mas um pouco diferente da Idade Média… Entre os séculos XI e XV, conhecido como Baixa Idade Média, o conhecimento até voltou a circular por meio das universidades, da redescoberta de autores clássicos e do aumento da produção de livros, mas este mesmo avanço conviveu com um controle institucional rígido, censura e hierarquias rígidas de autoridade.

Porém dessa vez, essa nova Era das Trevas não apedreja cientistas, mas viraliza mentirosos; não queima livros, mas também não os lê; e não silencia os competentes, apenas os ignora. O que vemos hoje, senhoras e senhores, são “empresários” que vendem produtos duvidosos na internet, médicos e advogados com formações fracas e milhões de seguidores, e infoprodutores que vendem fórmulas máginas para o sucesso.

O que todos eles têm em comum? Estão acumulando milhões de seguidores nas redes sociais, ganhando notoriedade e enchendo os bolsos de dinheiro. Enquanto isso, aqueles que são realmente competentes, com formações laureadas em grandes instituições e detentores de um conhecimento profundo, estão fora do palco, atrás das cortinas.

Mas é claro que nós queremos fazer diferente… Depois da Idade das Trevas, surgiu o Renascimento, que marcou a ruptura com o controle intelectual medieval e recolocou o conhecimento no centro da vida social, em que era valorizado o estudo dos clássicos, a observação da natureza, a capacidade crítica e o domínio de múltiplas áreas era visto como um sinal de excelência intelectual e de compreensão profunda do mundo.

Essa é a nossa proposta: nós queremos dar Luz aos Bons.

Se você é uma dessas pessoas que realmente tem algo bom a dizer ao mundo, mas que estava sendo apagado por aqueles que estão dominando o palco, nós da Vinci temos um convite mais do que especial: no dia 03/02 (terça-feira), às 19h, vai acontecer uma Masterclass Gratuita de Marca Pessoal com a Tay Dantas, onde você aprenderá como transformar competência em influência, autoridade e dinheiro.

CASES MARKETING RENAISSANCE

A Zara e o novo padrão do mercado de moda

Nem preciso apresentar a Zara… Com mais de 24 bilhões de dólares de faturamento em 2024, a marca que ficou reconhecida pela velocidade, escala e leitura cultura afiada em suas coleções, inovou mais uma vez, mas, dessa vez, em um território ainda mais profundo: ela quer resolver o maior atrito estrutural do e-commerce de moda.

O que ela fez? Eles simplesmente lançaram um provador virtual com inteligência artificial que permite ao cliente ver a roupa que quiser em seu próprio corpo. Isso significa que ela não está apenas levando a experiência à máxima potência, mas está redesenhando a lógica operacional de todo um setor - e a verdade é que, as marcas que não se adaptarem, vão ficar para trás.

Por trás desse movimento, existem 3 estratégias simples, pouco óbvias e extremamente eficazes, que explicam por que a Zara está vários passos à frente do varejo tradicional.

  1. Eles entenderam perfeitamente as dores da sua audiência

A Zara entendeu que o problema do cliente não é “falta de roupa”, mas medo de errar na compra online. O provador virtual elimina a incerteza antes do clique. Ou seja, as marcas que mais crescem não são aquelas que empurram uma conversão, mas que removem a fricção da jornada ao fazerem a seguinte pergunta: “o que impede meu cliente de comprar agora?”.

  1. Eles trouxeram inovação como eficiência operacional

Diferente do que a maioria das marcas fazem de inovar apenas em suas campanhas de marketing, a Zara inovou ao implementar eficiência operacional na busca de reduzir diretamente o número de devoluções (que, atualmente, variam entre 20 e 40% no e-commerce da moda). A lógica é simples: menos logística reversa, menos custos e mais margem.

  1. Eles perceberam que a lógica da informação

Afinal, cada simulação gera dados importantes sobre o corpo, o caimento e as preferências reais de sua audiência. A lógica é simples: eles devem utilizar esses dados para retroalimentar o desenvolvimento de novos produtos, tornando as próximas coleções mais assertivas.

A Zara fez o que toda marca creator deveria fazer: conhecer profundamente o seu cliente, entendendo as suas dores e os seus desejos. Se quer fazer o mesmo com a sua marca, faça sua aplicação e descubra como ter a Vinci trabalhando para fazer da sua marca uma das mais sexys e ricas dessa geração em 2026.

GÊNIOS COMUNS

A genialidade por trás dos hobbies

Leonardo da Vinci tocava música e estudava anatomia por curiosidade. Albert Einstein tocava violino para organizar o pensamento. Bill Gates se isolava em semanas inteiras de leitura. Michelle Obama pratica exercícios físicos como ritual diário. O que todos eles tinham em comum não era apenas disciplina, mas hobbies diversos que ativavam partes diferentes da mente.

A verdade é que pessoas inteligentes e criativas raramente apostam tudo em um único tipo de descanso. Elas distribuem energia entre foco, corpo e relações.

A ciência explica o porquê.

A psicóloga Sabine Sonnentag mostrou, neste estudo, que o que você faz depois do trabalho muda seu bem-estar de forma mensurável: atividades de lazer ajudam na recuperação e se somam ao efeito de um dia menos estressante. Em outras palavras: não é só “trabalhar menos”. É recuperar melhor.

Este outro estudo robusto publicado em Nature Medicine mostrou que pessoas que se engajam regularmente em atividades de lazer apresentam melhor saúde mental, maior satisfação com a vida e menor nível de estresse psicológico, independentemente de idade, renda ou condição física. O dado mais interessante é que não é o tipo de hobby que importa, mas o fato de a atividade ser voluntária, prazerosa e significativa.

No fim das contas, talvez o problema não te falta de tempo ou energia, mas te falta o jeito certo de desncasar o corpo e a mente. Se todos os seus hobbies te afastam de você mesmo, eles não estão te recarregando, estão apenas te anestesiando.

A verdadeira produtividade não nasce de fazer mais, mas de saber como viver fora do trabalho.

O que achou da edição dessa semana?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Nos vemos na próxima semana 🤓

A POV by Vinci é uma newsletter enviada semanalmente às terças-feiras, sempre às 7h da manhã, de forma gratuita, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Lembre-se de favoritar as nossas edições e também adicionar nosso contato em sua lista, assim, você garante que sempre receberá a POV by Vinci na sua caixa de entrada.