- POV by Vinci
- Posts
- O funil das marcas bilionárias
O funil das marcas bilionárias
E a marca de roupas que foi de 300 mil para 30 milhões de euros.

Ladies and gentlemen, sejam bem-vindos ao POV by Vinci. 🤓
Com tanto lixo de autoajuda sendo divulgado nas redes sociais, começamos a edição desta semana com um convite para você degustar algumas das melhores obras da nossa espécie: “Sentimento do Mundo” de Carlos Drummond de Andrade, “1984” de George Orwell, “Crime e Castigo” de Dostoievski, “A República das Nações” de Adam Smith, e “O Ser e o Nada” de Jean Paul Sartre.
Qual outra obra você sugere? Deixe seu comentário aqui que queremos saber.
Na edição de hoje:
🤓 O funil ampulheta: como gerar receita de forma eficiente
👀 A marca de roupa que nasceu com 600 euros e hoje fatura 30 milhões
🧠 Play to create = o melhor jeito de inovar
MARCAS SEXYS E RICAS
O funil ampulheta: como gerar receita de forma eficiente
Com a descentralização da comunicação com o advento da internet e das redes sociais, os usuários passaram a ter maior autonomia para escolher o que e quando assistir, isso diluiu (e muito) o controle que antigamente sustentava os grandes players do mercado.
Porém, a entrada de investimento pesado e o menor interesse em tudo que parece propaganda fez com que os leilões ficassem cada vez mais concorridos. O resultado? O aumento exponencial dos custos de aquisição, menores taxas de conversão e redução das margens de lucro das empresas.
O que os Negócios Creators fazem para escalar receita de forma eficiente e rápida vai muito além da tradicional jornada de captação e conversão de leads, buscando construir um ecossistema de valor contínuo, onde marca, produto e comunidade se fortalecem mutuamente.
O funil de receita das marcas mais sexys e ricas é traduzido da seguinte forma:

Um ponto importante: o marketing é a única área da empresa que atua de ponta a ponta no funil de receita (afinal, essa é a área mais importante de qualquer negócio), o que significa que ele é responsável não apenas por gerar demanda, mas acompanhar toda a jornada do lead.
Qual o objetivo do funil ampulheta? O foco dessa estratégia está em gerar recompra, ou seja, aumentar o seu LTV (Lifetime Value) da seguinte forma:
Fidelizando seus clientes: Quando uma marca tem propósito claro, consistência e conexão emocional, o cliente volta e compra mais vezes de você;
Pricing power: O cliente não está apenas comprando o produto, mas os atributos que sua marca entrega e tudo que ela representa. Ou seja, isso permite você cobrar mais caro;
Criação de comunidade: Uma marca com posicionamento forte se torna inerente à vida da sua audiência. Isso faz com que eles defendam sua marca com unhas e dentes;
Redução do CAC (custo de aquisição): Quando a marca já é extremamente desejada pela sua audiência, a taxa de conversão tende a ser maior e você gasta muito menos com mídia paga.
Como ele funciona na prática? Cada etapa da jornada de aquisição, conversão e do produto está vinculado com uma emoção que deve ser gerada no lead.
Vamos dar um exemplo…Na etapa de Awareness, o objetivo é o reconhecimento da marca e, portanto, é fundamental gerar curiosidade e admiração na audiência, criando o desejo de conhecê-la de forma mais profunda. Por outro lado, na etapa de Impacto, você quer que seu lead colha os resultados ao utilizar seu produto ou serviço, o que faz seu cliente se sentir grato e orgulhoso pelo progresso alcançado.
Essa estratégia de funil ampulheta é apenas um dos pilares que faz as marcas escalarem receita de forma rápida e eficiente. Se você quer ter a Vinci fazendo isso e transformando sua empresa em um influenciador, clique aqui e faça sua aplicação na nossa consultoria.
CASES MARKETING RENAISSANCE
A marca de roupa que nasceu com 600 euros e hoje fatura 30 milhões

Você sabe quem são eles? Com apenas 19 anos, Alejandro Benlloch e Bruno Casanovas, que se conheceram na faculdade em Barcelona, fundaram a Nude Project com apenas 600 euros. Em pouco tempo, a marca deu tão certo que eles decidiram largar os estudos e focar no negócio em tempo integral.
A Nude Project é uma marca de roupas com estilo street europeu, forte influência da cultura catalã em seus modelos e um slogan que tem a cara da marca: “by artists, for artists”, ou seja, ”de artistas, para artistas”. Como você pode imaginar, a marca não só deu certo, como faturou 30 milhões de euros em apenas 4 anos.
Eis a estratégia que a Nude Project utiliza e que você deveria usar na sua marca:
Criação de Universo
Com um estilo único que mistura o antigo com o moderno - desde o estilo vintage de suas coleções, os cenários de suas produções, suas redes sociais e, claro, o ambiente de suas lojas - a Nude Project é extremamente consistente em todos os pontos de contato da marca com a audiência, o que gera um desejo profundo de pertencer e fazer parte desse universo estiloso.
Efeito Big Brother
Eles simplesmente transformaram as redes sociais em um grande e divertido reality show, onde eles mostram literalmente tudo: desde os bastidores de seus lançamentos até as festas, as viagens e a comunidade. Inclusive, eles levaram isso à máxima potência com a Nude Project Mansion, um hub de criação de conteúdo, comunidade e experiência com o estilo de vida Nude.
O resultado desse efeito? Ele cria um forte desejo e vontade na audiência de acompanhar e de fazer parte desse universo único da marca (exatamente o que fazemos nos stories da Vinci, por exemplo).
Aliás, sabia que o termo “Big Brother” tem origem do livro “1984” de George Orwell? O Grande Irmão é um dos personagens da obra clássica que vigiava todas as ações e os pensamentos da sociedade.
Negócio Creator
Diferente das marcas tradicionais, a Nude Project nasceu a partir da ideia de que toda marca deve agir como um influenciador nas redes sociais, o que faz seus conteúdos serem extremamente autênticos, orgânicos e, claro, virais.
Eles fazem isso da seguinte forma: um gancho inicial que desperta curiosidade e totalmente contraintuitivo, um tom irônico e, no final, a apresentação de uma peça da coleção de forma inovadora e nada com cara de propaganda.
Ter um Negócio Creator é o que faz uma marca escalar receita de forma eficiente e, se você quer fazer o mesmo com a sua, clique aqui e faça sua aplicação na primeira consultoria que transforma empresas em influenciadores.
🤭 Curiosidade: o boné “Lil kid, big dreams” do HG, sócio-fundador e CBO da Vinci, que mostramos nos nossos stories é da Nude Project.
GÊNIOS COMUNS
Play to create = o melhor jeito de inovar
Há quem diga que Colombo brincava quando percebeu que o mundo era redondo (sim, ele é uma esfera), que Newton brincava com seus pensamentos antes de ver a macieira e compreender a força da gravidade. Inclusive, os próprios experimentos de pensamento de Einstein mostram a mente sendo convidada a brincar.
Segundo Edward M. Hallowell, especialista na ciência do cérebro, em seu livro “Shine”, brincar tem um efeito positivo sobre a função cognitiva, estimulando áreas do cérebro envolvidas tanto com o raciocínio lógico quanto com a criatividade por meio da exploração livre e despreocupada.
O psiquiatra e fundador do Nation Institute for Play, Stuart Brown, diz que “nada ilumina mais o cérebro do que brincar”, além de afirmar que a brincadeira tem o poder de melhorar tudo ao nosso redor - desde a saúde e os relacionamentos, até a educação e a capacidade de inovação.
Acreditamos tão fortemente nisso que um dos valores da Vinci é “trabalhar é massa” - os melhores do mundo merecem estar em um campo de alto nível e alto astral, que a meta é grande, a pressão existe, mas que nunca faltará risada, grito de gol e correr para o abraço.

A pergunta que fica é: com que idade paramos de brincar e viramos adultos “chatos” que acreditam que se divertir é uma perda de tempo? O mais curioso é que esse tipo de comportamento anti-brincadeira normalmente vem do mesmo lugar onde criatividade e inovação mais deveriam ser estimuladas e não sufocadas - #NãoSufoqueOArtista.
O que achou da edição dessa semana? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Nos vemos na próxima semana 🤓
A POV by Vinci é uma newsletter enviada semanalmente às terças-feiras, às 7h da manhã, de forma gratuita, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Nós sempre vamos enviar neste e-mail para você ler primeiro, porém também pode receber a edição no grupo exclusivo do WhatsApp clicando aqui.