- POV by Vinci
- Posts
- O guia secreto para criar marcas irresistíveis
O guia secreto para criar marcas irresistíveis
Os 4 passos para conquistar e viciar clientes
Ladies and Gentlemen, sejam bem-vindos à Vinci News. 🤓
Eu me considero uma das melhores em uma única coisa: Marketing.
Foi exatamente estudando e aplicando tudo o que aprendi que construí marcas extremamente desejadas e ricas, como G4 Educação, Boca Rosa e UVV. Hoje, na Vinci, as empresas me pagam valores altos para aplicar esse método em suas estratégias.
Mas, nesta edição, você terá acesso a alguns passos do meu playbook de forma resumida para implementar imediatamente e ter resultados. Vamos lá?
#1. Desvende a paixão e a raiva
O primeiro passo está relacionado a um dos elementos mais importantes na construção de marcas irresistíveis: o conhecimento profundo sobre seu público-alvo.
De forma resumida, podemos dividir esse processo em duas etapas:
O básico do básico
Dados demográficos: informações como idade, sexo, estado civil, localização, renda, profissão etc.
Retrato claro do seu público: descreva quem é seu público hoje, a partir de suas características e hábitos de consumo.
Sonhos e ambições: pergunte ao seu público o que ele deseja, o que espera da sua solução e quem considera como concorrentes, competidores e substitutos.
Análise de concorrentes, competidores e substitutos: Quem o seu público considera que são seus concorrentes, competidores e substitutos? Como ele enxerga cada um deles? O que eles acham que os concorrentes fazem bem? O que fazem mal?
A partir dessas informações, você irá dividir o mercado atributos claros das marcas dos concorrentes - que foram citados pelo seu público-alvo - e pedirá para que eles posicionem cada concorrente. Dessa forma, você terá um mapa claro do mercado e poderá escolher o melhor posicionamento para a sua marca.
O resultado é um mapa de posicionamento, como o exemplo abaixo:

A camada secreta
Essa é uma camada mais profunda, muitas vezes invisível. Aqui, você compreende o que as pessoas realmente querem dizer — lendo nas entrelinhas. Aquilo que não se diz é o que existe de mais poderoso sobre seu público. Como fazer isso? Descobrindo isso sobre seu cliente:
O que ele realmente quer?
Como ele quer ser visto?
Como o mundo o enxerga?
O que ele odeia nele?
O que ele odeia no mundo?
O que ele ama nele?
O que desperta sua paixão?
Qual problema que não pode ser resolvido por produtos e que sua marca pode resolver?
P.S.: Normalmente aquilo que ele odeia tem relação com o que desperta sua paixão.
#2. O processo de individuação: torne sua marca parte de quem seu cliente é
Esse conceito foi desenvolvido por Carl Jung, fundador da psicologia analítica, como o processo de autoconstrução e de se tornar um indivíduo único, com personalidade própria e mostrando que existimos de maneira exclusiva.
Qual é a relação desse processo com sua marca?
Todas as pessoas desejam ter determinados atributos e serem percebidas como detentoras deles. Atributos como inteligência, elegância, riqueza ou aventura. Entre esses atributos, existem alguns que são mais valiosos e desejados por cada pessoa.
Se sua marca se tornar responsável por um desses atributos e seus clientes sentirem que conquistam esse atributo ao comprarem sua marca, eles estarão dispostos a pagar mais por seus produtos e estarão muito menos dispostos a abandonarem a sua marca.
#3. Transforme seu cliente no herói da jornada
Ao longo dos séculos, a habilidade de contar histórias nos moveu como espécie. Yuval Noah Harari, autor de “Sapiens” e “Homo Deus”, afirma que “a imaginação é o principal fator da raça humana”.
Isso significa que, assim como mostram estudos como este aqui, o valor de um objeto aumenta significativamente quando uma história é associada a ele. Ou seja, o segredo é contar a história do seu cliente de forma que viver essa história seja melhor do que viver sua vida atual.
Com o método que chamo de Hero Brand, seu cliente é o protagonista de uma grande história. Funciona da seguinte forma: hoje, o seu cliente vive em um mundo comum, onde enfrenta desafios, possui um inimigo e um desejo que ainda não encontrou. Até que, através da sua marca, ele entra no mundo extraordinário, supera seus inimigos e alcança o que realmente busca.
#4. Defina seus canais de distribuição
Last but not least, de nada adianta você desenvolver tudo o que comentei acima, se não tiver uma estratégia para que isso chegue ao seu público-alvo. Para isso, você precisa criar um ecossistema de canais de distribuição, que é dividido da seguinte forma:
Canais orgânicos: as redes sociais, como Instagram, X, TikTok e YouTube.
Canais próprios: site, blogs, lista de e-mail e grupos de WhatsApp.
Canais conquistados: imprensa, boca-a-boca e menções não-pagas de influenciadores.
Canais pagos: influenciadores pagos, anúncios na META, Google e TikTok, comerciais em televisão, jornais e revistas.
Como escolher quais canais sua marca deve estar? Você precisa ter claro o objetivo que possui, em quais canais seu público está, quais canais você consegue usar para alcançar os objetivos, como irá usar cada canal, quais serão os temas abordados e os formatos utilizados, e quais indicadores serão acompanhados.
Esse foi apenas um resumo do guia. Para acessar o cremè de lá crème de marketing, construção de marca e geração de receita, clique aqui e assista à aula gratuita com o guia completo.
Vinci Highlights

🏅 Louis Vuitton, basquete, Ralph Lauren e Fortnite. As marcas de luxo estão investindo pesado nos esportes de massa como basquete e futebol, e nos jogos online. E isso não é por acaso. Esporte e saúde são o novo luxo, onde as pessoas estão buscando e pagando muito pelo bem-estar físico e mental. Por outro lado, investir no mundo digital faz parte de suas estratégias para se conectarem com a geração Z e alfa.
💧 Mais claro do que a água. Os sinais do caminho que Mark Zuckerberg estavam claros para mim há um bom tempo, inclusive falei sobre disso aqui no passado. Recentemente, ele anunciou uma mudança radical na classificação dos conteúdos na plataforma: ele será feito pelos próprios usuários. Qual você acha que será o impacto disso nas redes sociais?
👶 Novo ano, nova geração? Ao que tudo indica, senhoras e senhores, 2025 marca também o início da Geração Beta, grupo de pessoas nascidas entre 2025 e 2039. De acordo com Mark McCrindle, essa geração será profundamente marcada pela inteligência artificial e as automações, o que deve influenciar profundamente as áreas de educação e entretenimento nas próximas décadas.
Nos vemos na próxima semana 🤓
A Vinci News é uma newsletter enviada semanalmente e gratuitamente, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Nós sempre vamos enviar neste e-mail, porém você também pode receber a edição no grupo exclusivo do WhatsApp clicando aqui.