• POV by Vinci
  • Posts
  • o mundo está cada vez mais cinza e previsível

o mundo está cada vez mais cinza e previsível

E a estratégia para fazer a Coca Zero ser o refrigerante mais consumido no mundo.

Ladies and gentlemen, sejam bem-vindos ao POV by Vinci. 🤓

Esse é o HG… Talvez você ainda não conheça, mas o Henrique Guedes (ou HG para os mais íntimos) é CBO e um dos fundadores da Vinci, além de ser a definição perfeita de um visual thinker: alguém que consegue se expressar muito melhor com imagens do que com palavras. Esse foi o vídeo que fizemos contando um pouco mais sobre ele.

Na edição de hoje:

🤓 O mundo está cada vez mais cinza e previsível

👀 Tem Coca Zero, pode ser?

🧠 Ia escrever esse título, mas fiquei com preguiça

MARCAS SEXYS E RICAS

O mundo está cada vez mais cinza e previsível

Já reparou que o mundo está cada vez mais cinza, previsível e sem graça? As casas que tinham uma arquitetura marcante e carregada de personalidade, mais parecem consultórios médicos. Os carros que antes desfilavam em uma paleta de cor diversa, hoje são todos pretos, brancos e cinzas. As lojas que, antes, transbordavam vida, cor e autenticidade, hoje são caixas cinzas sem felicidade.

E a própria ciência confirma isso… Esse estudo do Science Musem Group mostra que, antigamente, apenas 15% dos objetos eram monocromáticos enquanto, atualmente, mais de 60% são pretos, brancos e cinzas. Ou seja, estamos realmente vivendo o acinzentamento do mundo.

Mas o que está por trás dessa mudança? O design das cidades modernas, por exemplo, imita muito a arquitetura soviética, onde o cinza sem fim, os blocos brutos de concreto e a mesmice sem vida tinham o propósito de remover a beleza, entorpecer os sentidos e fomentar a submissão silenciosa. Eles entenderam que, ao remover a cor, a cultura e a individualidade de um espaço, você também tirava tudo isso das pessoas.

É claro que também existe uma boa notícia… Um pequeno grupo de marcas cresceu rapidamente ao resgatar o charme nostálgico do estilo vintage em suas coleções e produtos, não apenas reintroduzindo cores vibrantes e designs retrôs, mas também criando universos lúdicos e envolventes, onde cada ponto de contato é como uma viagem no tempo.

Essas marcas cresceram rapidamente e acima da média porque são construtoras de cultura, que percebem as lacunas do mercado e sabem como preenchê-las. Se você quer que a sua empresa faça parte desse grupo, faça sua aplicação para o Programa Negócios Creators.

CASES MARKETING RENAISSANCE

Tem Coca Zero, pode ser?

Opa, pera… Eu mesmo não sou fã de Coca-Cola (sim, podem me julgar), mas fato é que a geração Z se tornou a Geração Fitness e fará a Coca Zero ser o refrigerante mais vendido no Brasil e no mundo, superando a sua irmã, a Coca-Cola Original.

Um relatório publicado pela McKinsey mostrou que essa é a geração mais interessada em bem-estar, onde 56% dos jovens da geração Z dizem que a saúde é a principal prioridade. E como a Coca-Cola era vista como uma bomba calórica, ela precisou agir rapidamente.

E foi exatamente isso que ela fez:

  1. Ela alterou a fórmula de seu produto.

Em busca de um produto que chegasse em um sabor praticamente idêntico à Coca-Cola Original, a empresa chegou a oferecer publicamente, em 2017, 1 milhão de dólares para quem encontrasse um substituto natural que reproduzisse o sabor característico do açúcar.

A própria Coca-Cola divulga em sua página oficial que uma nova receita passou a ser utilizada desde 2021 na produção da Coca-Zero e afirma que a faz ser muito parecido com a sua versão original, porém sem açúcar.

  1. Ela alterou gradativamente o design da embalagem.

Já reparou que a embalagem da Coca-Zero tem um visual bem clássico e característico da versão original da marca? Essa mudança não foi uma escolha nada estética, muito pelo contrário, ela foi feita de forma estratégica pela marca.

  1. Ela investiu pesado em campanhas para esse público.

A Coca-Cola investiu pesado em campanhas voltadas exatamente para esse público que busca uma vida mais equilibrada, onde reforça em sua mensagem de que é possível saborear o sabor clássico sem o açúcar. Assim, a marca se posiciona como uma escolha moderna e alinhada com as tendências das novas gerações.

Será que deu certo? Mais de 500 milhões de litros do produto foram consumidos no Brasil em 2023 e a expectativa é que ainda neste ano, pela primeira vez, o consumo de Coca-Zero supere o da Coca-Cola Original em terras tupiniquins.

Esse é o grande aprendizado para você e sua marca… Enquanto muitas empresas lutam para proteger seus clássicos, a Coca-Cola mostrou que se adaptar ao mercado, mesmo que isso signifique enterrar parte do seu próprio legado, é o único caminho para sobreviver.

Fato é, senhoras e senhores, que a gen Z está ficando velhinha e é a protagonista de uma das maiores rupturas no mundo dos negócios. Se você quer surfar essa onda, a minha sugestão é fazer sua aplicação no Programa Negócios Creators.

GÊNIOS COMUNS

Ia escrever esse título, mas fiquei com preguiça

As pessoas altamente inteligentes costumam ser preguiçosas… Clarice Lispector, Romário, Charles Darwin, Isaac Newton e Chico Buarque. Todos eles ficaram conhecidos por possuírem uma genialidade acima da média, mas também por serem extremamente preguiçosas em suas rotinas.

Inclusive, um projeto da Universidade de Cambridge mostrou como era a rotina de Charles Darwin: ele trabalhava em três sessões ao dia, dedicando “apenas” 4 horas em seus estudos, em períodos de alta intensidade e foco. Além disso, ele valorizava tanto o tempo para caminhar e refletir quanto para escrever e trabalhar.

Mas calma que a ciência explica o motivo de tanta leseira.

Esse estudo da Universidade da Flórida mostrou que as pessoas com QI alto costumam ser menos ativas e elas preferem passar mais tempo imersos em seus pensamentos e reflexões, e acabam sendo vistos como mais preguiçosos pelos outros.

Existe uma frase do Bill Gates onde ele diz que prefere escolher a pessoa preguiçosa para um trabalho complexo, porque ela irá encontrar a maneira mais fácil de fazer aquilo. A lógica é simples: no mundo das startups, gastar tempo e energia demais com um problema é tão ruim quanto fazer isso de menos. A busca por uma solução simples e eficiente é o melhor dos mundos.

O Naval Ravikant, um empresário que acumulou uma fortuna de R$12 bilhões, diz a seguinte frase: “Não quero ter que trabalhar muito, não quero ter que sair da cama em um determinado horário. Não quero ter que responder a ninguém que eu não queira. Otimizei a minha vida para independência e liberdade. Sou preguiçoso, sempre fui. Acordo as 10h. Vou dormir às 02h ou 03h e eu não trabalho muitos dias.

E aí, me diz: Você também é uma dessas pessoas preguiçosas e gostaria de ter a vida do Naval?

O que achou da edição dessa semana?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Nos vemos na próxima semana 🤓

A POV by Vinci é uma newsletter enviada semanalmente às terças-feiras, sempre às 7h da manhã, de forma gratuita, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Lembre-se de favoritar as nossas edições e também adicionar nosso contato em sua lista, assim, você garante que sempre receberá a POV by Vinci na sua caixa de entrada.