- POV by Vinci
- Posts
- A estratégia das marcas creators
A estratégia das marcas creators
E a influenciadora que deu aula de como criar negócios.
Ladies and Gentlemen, sejam bem-vindos ao POV by Vinci. 🤓
Na última semana, tivemos o encontro presencial para os membros do Programa Negócios Creators e a Tay Dantas, nossa CEO e Founder, deixou uma mensagem que vale a pena ser compartilhada: “Existem duas coisas que podem corroer a sua empresa: perder a fome de crescer e não agir com intencionalidade”.
Fica a reflexão: o quanto você tem sido realmente intencional na sua empresa, na sua carreira e na sua vida? Muitas vezes agimos simplesmente no automático ou seguimos a nossa intuição, nos esquecendo de sermos mais intencionais em nossas ações.
Já reparou nisso?
O que você irá aprender hoje:
MARCAS SEXYS E RICAS
A estratégia das marcas creators
Estamos diante de uma nova era no mundo dos negócios…Um pequeno grupo está aproveitando esse fenômeno, disputando mercados competitivos e enfrentando monopólios bilionários, muita vezes sem um centavo no bolso e, mesmo assim, estão construindo impérios em alta velocidade.
Tudo por um simples motivo: esses negócios nascem (ou se tornam) creators e, assim, conseguem escalar receita de forma rápida gastando muito pouco.
Foi essa estratégia que marcas como SKIMS, Rare Beauty, G4 Educação, Boca Rosa utilizaram e, a partir de agora, a sua pode ser a próxima a surfar essa onda.

Público
Esse é um dos elementos mais importantes na construção de marcas irresistíveis: o conhecimento profundo sobre seu público-alvo.
Isso vai além de apenas os dados demográficos (idade, sexo, estado civil, localização, renda, profissão, etc.), é fundamental conhecer a camada mais profunda (e muitas vezes invisível) - aquilo que não se diz é o que existe de mais poderoso sobre seu público. Algumas perguntas que você deve fazer são: “quem realmente ele é?”, “o que ele realmente quer?” e “como ele quer ser visto?”.
Mundo
Aqui, você precisa ter clareza sobre duas lentes:
A lente do público, que é respondida com uma singela pergunta: “quem é o meu público e como ele quer ser visto pelo mundo?”.
A lente do mundo, que é exatamente a resposta para a pergunta: “como o mundo enxerga o meu público?”.
Quando as lentes do seu público e as do mundo são exatamente opostas, aí, meu amigo, você tem ouro nas mãos. Ao posicionar-se do lado do seu público, sendo a voz de sua causa e o representante daquilo que acreditam, eles amarão e defenderão sua marca com unhas e dentes.
Posicionamento
Ao perguntar ao seu público que ele considera ser seus concorrentes, competidores e substitutos, e como ele enxerga cada um deles, você irá dividir entre os atributos claros das marcas dos concorrentes e pedirá para que seu público posicione cada concorrente. Dessa forma, você terá um mapa claro do mercado e poderá escolher o melhor posicionamento para sua marca.
Promessa
A promessa de marca é o compromisso que a marca assume com seus clientes e em todos os pontos de contato da marca com seu público, que deve seguir os seguintes critérios:
Resolver uma dor que o produto sozinho não consegue;
Preferencialmente precisar estar sob uma ruptura social;
Deve ser valiosa e profunda para o seu público.
Personalidade
A sua marca precisa se tornar um palco para que o seu cliente fale quem ele é ou quem ele quer ser. Como fazer isso? Você deve pensar quais atributos que o seu cliente gostaria de ter e escolher de 1 a 3 atributos que você pode ajudá-lo a ter através da sua marca e dos seus produtos.
Por exemplo, a Chanel fornece os atributos de elegância, riqueza, sofisticação e até força. Já a Prada ajuda você a transparecer sucesso, inteligência, poder. A Jeep ajuda você a dizer que você é aventureiro, explorador e robusto.
E a sua? Qual o atributo que sua marca entrega aos seus clientes?
História
Toda marca tem uma jornada, e compartilhar essa história é fundamental para engajar o público.
Por que as histórias funcionam? Quando centrada em personagens, as histórias produzem ocitocina, que é o “hormônio do amor”, ou seja, elas fazem sua audiência literalmente gostar de verdade de você.
Como contar a história da sua marca? Explorar a trajetória da marca, seus desafios, os inimigos e as conquistas, e como ela continua a evoluir junto com seu público.
Universo
Agora, você deve estar se perguntando: “como eu faço para entregar esse atributo?”. A resposta é simples, mas nada óbvia: você irá construir um universo.
O que isso significa? Que você não ficará apenas postando produtos e serviços, mas sim construir todo um universo onde o seu público é o protagonista e irá desejar loucamente fazer parte como a Nude Project e a The Ritz-Carlton que fazem muito bem isso.
Marca Pessoal
Lembra da época de escola? Todo mundo tinha seu grupinho de amigos com interesses, gostos e características em comum (eu, por exemplo, era da turma dos nerds - e você?). Hoje, as redes sociais se tornaram uma sala de aula gigantesca, onde a maior parte das pessoa tenta construir sua marca pessoal e torná-la extremamente desejada e conhecida.
Afinal, senhoras e senhores, estamos no século das marcas pessoais, onde as pessoas, em sua grande parte, querem ser desejadas, reconhecidas, entendidas e famosas. Então, o que você está fazendo, hoje, para construir a sua marca pessoal?
Essa é apenas uma parte do que você precisa saber para transformar sua empresa em um influenciador. Se você quer ter a Vinci trabalhando para fazer isso na sua marca, clique aqui e faça sua aplicação no Programa Negócios Creators, a primeira consultoria que transforma empresas em influenciadores.
CASES MARKETING RENAISSANCE
A genialidade por trás das marcas da Manu Cit

Falando em marcas sexys e ricas… A nossa querida Manu Cit ficou famosíssima nas redes sociais (1,6M no Instagram e 1,7M no TikTok) por mostrar seu lifestyle com muito esporte, ar livre e bem-estar, compartilhando o dia a dia, os desafios, as conquistas e até as quedas (literalmente).
Foi assim que ela cresceu e construiu uma forte comunidade, com uma taxa de engajamento de 1,87% no Instagram, bem acima da média para seu tamanho de perfil.
Naturalmente, o caminho mais simples era plugar produtos que tem tudo a ver com a marca pessoal e a audiência conquistada. Foi assim que nasceram a Guday, com os suplementos em gummies, e a academia The Simple Gym.
O que a Manu Cit fez, senhoras e senhores, foi aplicar ao máximo o conceito de Product-Audience Fit.
Diferentes dos playbooks tradicionais que mandam você primeiro desenvolver o produto e, depois, encontrar a audiência interessada nele, essa é a estratégia que as marcas mais sexys e ricas fazem para escalar receita de forma rápida e gastando muito pouco.
Será que deu certo? Só no ano passado, a Manu Cit faturou mais de R$ 20 milhões (bem mais do que ela ganharia com a medicina aos 20 anos - haters gonna hate).
Se a Manu Cit conseguirá fazer com que suas marcas cresçam para além de sua marca pessoal, só o tempo dirá, but definitely the chances are great.
Essa é apenas uma das estratégias para criar marcas altamente sexys e ricas. Para encontrar o melhor caminho para a sua, clique aqui e se aplique para o Programa Negócios Creators.
GÊNIOS COMUNS
O hábito da Oprah e do Musk para tomar decisões
Eles têm o curioso hábito de criarem diferentes versões de seus futuros, explorando as inúmeras possibilidades e escolhendo aquelas que se alinham com seus valores mais profundos.
Como fazer isso? Os professores Bill Burnett e Dave Evans da Universidade de Stanford criaram o Odyssey Plan, um exercício que te permite enxergar os seus próximos 3 a 5 anos em três caminhos:
O cenário atual sem nenhuma intervenção;
Um cenário totalmente alternativo;
Um cenário onde o dinheiro é infinito e você é livre de qualquer julgamento.
Esse é um exemplo de um dos cenários do Odyssey Plan na prática.

Por que ele funciona? Isso faz com que o nosso cérebro comece a explorar e buscar novas possibilidades e imaginar cenários completamente diferentes. Não é apenas sobre sonhar, mas ser capaz de fazer escolhas mais sábias para uma vida completa e sem arrependimentos.
E você? Alguma vez você já fez esse exercício de explorar novas alternativas para o seu futuro?
(Eu mesmo fiz aqui e, em um dos cenários, a Vinci alcançou o faturamento de R$ 1 bilhão ainda nesta década. Veremos…)
Nos vemos na próxima semana 🤓
A POV by Vinci é uma newsletter enviada semanalmente às terças-feiras, às 7h, de forma gratuita, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Nós sempre vamos enviar neste e-mail para você ler primeiro, porém também pode receber a edição no grupo exclusivo do WhatsApp clicando aqui.