- POV by Vinci
- Posts
- the last dance (of the year)
the last dance (of the year)
e o mercado que fatura bilhões graças à geração Z

Ladies and gentlemen, sejam bem-vindos ao POV by Vinci. 🤓
A última dança do ano… Foram 40 edições ao longo de 2025 onde você aprendeu como criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração, cases de empresas creators e um pouco mais sobre os hábitos dos gênios. Foi um prazer inenarrável estar aqui todas as terças-feiras. Ótimo fim de ano e nos vemos no dia 06 de janeiro, sempre às 7h da manhã!
Na edição de hoje:
🤓 As tendências da geração Z para 2026
👀 A Gen Z faz esse mercado faturar bilhões de dólares
🧠 Como você comemora o fim de ano?
MARCAS SEXYS E RICAS
As tendências da geração Z para 2026
eração Zero… Enquanto a maioria das marcas ainda tratam a geração Z como o futuro, fato é que eles já são o presente - os seus primeiros integrantes já estão próximos dos 30 anos e, em breve, eles estarão assumindo os cargos executivos nas grandes empresas.
A boa notícia é que separamos um guia com as tendências e os comportamentos desta geração para você aplicar imediatamente na sua empresa.
Eles criam amizades platônicas
A geração Z é a mais solitária de todas e preencheu esse vazio com os influenciadores. Ao conhecer suas rotinas, planos, pensamentos e aventuras, eles sentem que fazem parte dessa história, mesmo nunca tê-las vividos pessoalmente, apenas pelas redes sociais.
Eles estão abandonando o álcool
De acordo com este artigo da Fortune, a geração Z bebe 20% menos do que os Millenials e o motivo é simples: se antes a bebida era vista como sinônimo de status social, as novas gerações estão invertendo esses valores e fazendo da saúde e do bem-estar esses novos símbolos.
Eles estão recusando papéis de liderança nas empresas
De acordo com o estudo da Deloitte, apenas 6% da geração Z afirma ter o objetivo primário de assumir papéis de liderança em suas carreiras. O motivo é simples: eles estão abandonando as infinitas horas de trabalho e os altos salários pelo equilíbrio entre vida pessoal e carreira.
Eles querem gastar seu dinheiro com saúde e bem-estar
De acordo com esse relatório da McKinsey, a geração Z está cada vez mais preocupada com o bem-estar (efeito do burnout e da ansiedade, e também do maior conhecimento através das redes sociais) e estão investindo pesado nesse mercado que deve faturar por volta de US$2 bilhões.
Eles são um tanto quanto contraditórios
Segundo a PwC, ao mesmo tempo que a gen Z consome de forma mais racional, consciente e seletiva (mais de 70% deles consideram valores, propósito e impacto social da marcas de antes de comprar dela), eles também são altamente sensitivos a preço e experiências.
Fato que a geração Z está ficando velhinha e liderando uma das rupturas no mundo dos negócios e se também quer surfar essa onda, faça sua aplicação para ter a Vinci trabalhando na sua marca e fazendo dela uma das mais sexys e ricas dessa geração.
CASES MARKETING RENAISSANCE
A Gen Z faz esse mercado faturar bilhões de dólares

Vai uma proteína na sua bebida? Você já deve ter reparado que, ultimamente, a geração Z adiciona proteína em tudo que consome… e isso tem um motivo.
Com a era da alta produtividade criadas pelos influenciadores, isso criou um gap de marcado e um desejo por performance nunca antes visto. na história. O resultado? Os stories de treino na academia já não são mais suficientes, o desempenho precisa ser vivido, compartilhado e vendido a todo momento - e isso significa que a alimentação precisa ser tão perfeita quanto o shape que aparece no feed.
O que isso significa na prática é simples… A comida deixou de ser apenas alimento e passou a ser um item gerador de engajamento (igual nos primórdios do Instagram, mas, dessa vez, numa versão muito mais fitness). Dessa forma, as bebidas, cereais, snacks e doces se tornaram ferramentas de desempenho, engajamento e receita para os influenciadores.
Seja bem-vindo à nova era do light e diet (mas um pouco diferente). Não é mais apenas a promessa de saúde que vende, mas o poder de performar a todo momento, em qualquer lugar - e o mercado sabe disso. O que ele está dizendo é: “quer essa rotina, esse shape e essa vida igual aos dos influenciadores? É isso que eles estão consumindo”. O resultado foi um faturamento de US$ 31,92 bilhões do mercado proteico em 2025.
O que a sua marca pode fazer para aproveitar esse comportamento?
Conheça a sua audiência com profundidade;
Defina qual as dores concretos, emocionais e culturais do seu público;
Entenda as tendências para se antecipar ao mercado;
Crie soluções que resolvem os problemas funcionais e emocionais.
Se você quer ter o plano eficiente e robusto para sua marca faturar muito em 2026, faça sua aplicação e conheça as soluções para ter a Vinci trabalhando para fazer da sua uma das marcas mais sexys e ricas dessa geração.
GÊNIOS COMUNS
Como você comemora o fim de ano?
Adeus ano velho, feliz ano novo? Seja com sopa de lentilha, roupa branca ou pulando sete ondas, todo mundo tem o seu jeito de celebrar a passagem de ano. Mas você sabe como esse momento é celebrado ao redor do mundo? Aqui estão algumas deles:
Colômbia: Na virada do ano, muitas famílias colombianas pegam suas malas vazias e saem correndo pelo quarteirão. O motivo é simples: as malas vazias simbolizam o desejo por aventuras e viagens no ano seguinte.
Dinamarca: Os dinamarqueses literalmente pulam para o começo do ano. Todos sobem em cadeiras e sofás, e, quando o relógio bate meia-noite, eles pulam o mais alto que conseguem. Isso simboliza saltar para o ano novo e deixar o ano velho para trás.
Grécia: É tradição que as famílias que cortem um bolo chamado Vasilopita na virada de ano, onde uma moeda é embrulhada dentro do bolo e todos ganham um pedaço. Quem ganhar o pedaço com a moeda terá muita sorte ao longo do ano.
Irlanda: Os irlandeses têm o costume de, antes da meia-noite, deixar a porta dos fundos aberta para deixar que o ano velho ir embora e, depois da meia-noite abrir a porta da frente para que o ano novo entre na sua casa.
Japão: Aqui é até um pouco mais simples e que vale a pena ser feito: as pessoas fazem uma limpeza profunda em casa e no escritório. Segundo a tradição, você elimina as energias negativas do ano anterior e abre espaço para coisas positivas.
Independente de como você celebra a virada de ano, o mais importante é estar com quem mais ama e aproveitar o momento (fora das redes sociais) para recarregar as energias. Feliz Ano Novo!
O que achou da edição dessa semana? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Nos vemos na próxima semana 🤓
A POV by Vinci é uma newsletter enviada semanalmente às terças-feiras, sempre às 7h da manhã, de forma gratuita, onde você fica inteligentão para criar as marcas mais sexys e ricas dessa geração. Lembre-se de favoritar as nossas edições e também adicionar nosso contato em sua lista, assim, você garante que sempre receberá a POV by Vinci na sua caixa de entrada.